Notícias
Enfermeira fratura coluna em queda durante trilha
Enfermeira de Massachusetts cai durante trilha na Costa Rica; família cria campanha para ajudar no resgate
Em meio ao encerramento de uma viagem que deveria ser tranquila, uma enfermeira de Massachusetts, Kiara Diaz, permaneceu detida na Costa Rica após cair de cerca de 4,5 metros durante uma trilha. Ela fraturou a coluna e perdeu temporariamente os movimentos das pernas.
- Marido é preso por feminicídio após esposa “cair” do 10º andar
- ‘Popeye russo’ mostra braço após retirada de óleo que podia ‘provocar amputação’
- Banhista encontra criatura estranha e ultrarrara em praia; veja fotos
Como aconteceu
Na sexta-feira, Kiara Diaz estava no último dia de viagem com duas amigas. O grupo subir a trilha El Miro, no entanto, durante o percurso, Diaz deu um passo para trás sem perceber o desnível e caiu, relatou seu irmão, Gindember Diaz a WCVB. Ele destacou, ainda, que o impacto fraturou a clavícula e a coluna da irmã, o que a deixou temporariamente paralisada e internada na Costa Rica.
Logo depois da queda, o grupo acionou o resgate. Ainda assim, segundo Samantha Cruz, amiga de Kiara, as equipes de emergência levaram cerca de duas horas para chegar ao local, conforme contou à NBC Boston. Enquanto isso, as duas amigas, ambas enfermeiras, se revezaram para estabilizar a coluna de Kiara e impedir qualquer movimento.
Burocracia e custos altos
Paralelamente, a família tentou trazê-la de volta para Boston, onde ela poderia passar por cirurgia. No entanto, os custos e a burocracia aumentam o desafio, já que Diaz não possui seguro de viagem nem plano de saúde ativo.
“Ela cancelou o plano anterior antes de conseguir outro, viajou para outro país e acabou se machucando”, afirmou Gindember à WCVB. Ele acrescentou que Kiara cancelou a cobertura antiga porque ela deixou de custear um medicamento essencial e que ela estava em processo de adesão a outro plano.
Diante do cenário, Cruz criou uma campanha no GoFundMe para atualizar amigos e familiares e arrecadar recursos para auxiliar nos custos. Ela também relatou que Kiara “recebeu cuidados muito limitados” e chegou a ficar “deitada no corredor sem monitoramento” ao chegar ao hospital.
Enquanto isso, a mãe e o irmão viajaram para a Costa Rica para acompanhá-la, embora ainda não exista previsão de retorno aos Estados Unidos. Agora, a família e os amigos de Kiara se unem na esperança de garantir o tratamento adequado e trazê-la de volta para casa.