x

Serviços

COM HORA MARCADA: Rodízio de água em BH e região começa a valer hoje (08)

População se manifesta em rodovias e redes sociais

mm

Publicado

em

Moradores passam vários dias sem água | Foto: PMI/Divulgação

Belo Horizonte e região metropolitana passam por dificuldades no abastecimento de água desde a semana passada. A Copasa, empresa de saneamento básico de Minas Gerais, anunciou na tarde de hoje (08) um esquema de rodízio que acontecerá na capital mineira, em Betim, Contagem, Ribeirão das Neves e Santa Luzia até dia 20 de março.

Segundo a empresa, nenhuma área ficará sem água por mais de 24h. O esquema é: três dias com água, um dia sem de forma que o revezamento aconteça para que somente uma das regiões fique sem água, em determinado dia.

Os bairros afetados hoje em Belo Horizonte são Venda Nova e Landi. Os moradores serão abastecidos por volta das 22h e passarão pela falta de água novamente nos dias 12 e 16 de mês.

A justificativa para o transtorno veio em nota. O diretor-presidente da Copasa, Carlos Eduardo Castro, explicou que o rompimento da adutora que atravessava o Rio Paraopeba afetou a ligação até locais mais altos abastecidos pela companhia.

VEJA: DIAS SEM ÁGUA

8, 12 e 16/03
Belo Horizonte: Venda Nova e Landi
Contagem: Centro, Santa Helena e Estância do Hibisco
Santa Luzia: São Benedito, Santa Clara e São Cosme
Betim: Imbiruçu, São Luiz e Petrolândia
Ribeirão das Neves: Justinópolis

9, 13 e 17 de março
Contagem: Cabral e Nacional
Lagoa Santa
Vespasiano
São José da Lapa

10, 14 e 18 de março
Belo Horizonte: Barreiro, Betânia e Buritis
Contagem: Riacho das Pedras, Eldorado, Cidade Industrial e Industrial

11, 15 e 19 de março
Belo Horizonte: Alípio de Melo, Caiçara e Ouro Preto
Contagem: Água Branca e Ressaca
Betim: Centro, Angola, Ouro Negro, Montreal, Petrópolis e PTB

MANIFESTAÇÃO HOJE


Na manhã desta terça-feira (08), moradores do bairro Goiânia atearam fogo em pneus, interditando o Anel Rodoviário. Cerca de 30 pessoas reivindicaram a falta de abastecimento na região que, apesar do transtorno, ainda não foi normalizado.

A equipe do Corpo de Bombeiros compareceu ao local e controlou o fogo causado pelos manifestantes. O trânsito ficou prejudicado no KM 458, próximo à comunidade Luz, sentido Rio de Janeiro. A Polícia Militar liberou as pistas às 10h.

Os consumidores usaram as redes sociais da Copasa para registrar as reclamações sobre a falta de água que tem sido constante em alguns bairros como Jardim Vitória. As críticas foram feitas no post sobre o Dia Internacional das Mulheres.

O perfil @difatima.ribeiro comenta “Em pleno dia das mulheres nem água pra tomar banho temos. Do que adianta parabenizar e não nos respeitar. Queremos água. Na minha casa minhas filhas estão sem água para beber”.

Em nota, a Copasa afirma que o abastecimento no bairro Goiânia, em BH, foi restabelecido ainda pela manhã.