x

Notícias

Golpe do motoboy: polícia prende golpistas que roubaram idosas de Nova Lima

Crime envolve se passar por representantes de bancos para obter dados de contas de clientes

mm

Publicado

em

Golpe do motoboy fez idosas de vítimas em Nova Lima
Polícia apreendeu celulares e máquinas de cartão durante as investigações | Foto: Divulgação / PCMG

Estão presos, à disposição da Justiça, quatro pessoas suspeitas de estelionato. Segundo a Polícia Civil (PC), elas aplicavam o chamado “golpe do motoboy”. As investigações apontam que quatro idosas de Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram vítimas dos criminosos, que causaram prejuízo estimado em R$ 35 mil.

As prisões ocorreram na última quarta-feira (1º) nas cidades de São Paulo e de Colinas, no Maranhão. Na capital paulista, os policiais prenderam um homem e duas mulheres. No município maranhense foi detida uma terceira mulher. Uma das mulheres é apontada como líder do grupo.

Os crimes em Nova Lima ocorreram no fim de 2020. A polícia identificou o grupo quando um dos integrantes retornou, meses depois, à cidade mineira para cometer novos estelionatos. Ele foi preso em flagrante em março de 2021. As investigações avançaram, e os policiais localizaram os suspeitos presos nesta semana.

Conforme a PC, o grupo criminoso era sediado em São Paulo, mas praticava crimes em vários estados brasileiros. Ao longo das investigações foram apreendidas máquinas de cartão de crédito, celulares e dinheiro.

Golpe do motoboy: entenda o crime

Neste tipo de golpe, os suspeitos entram em contato, por telefone, com potenciais alvos, geralmente idosos. As vítimas são convencidas por uma falsa central telefônica de determinada instituição financeira a passarem dados, entre eles senhas de banco.

Em seguida, a vítima é orientada a entregar o próprio cartão de crédito, supostamente cancelado, com as respectivas senhas, a um hipotético funcionário do banco ou a um suposto policial que irá até a casa da vítima para buscá-lo. Em posse do cartão e das senhas, os golpistas realizam diversas transações financeiras, causando prejuízos.