Cidades

Aeronáutica revela as maiores causas de queda de helicóptero no Brasil

Publicado

em

Reprodução

Os acidentes envolvendo helicópteros têm sido uma preocupação no Brasil, e diversos fatores contribuem para esses incidentes.

De acordo com dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão do Comando da Aeronáutica, entre os anos de 2013 e 2023, quase metade (47,7%) dos acidentes registrados foram atribuídos a problemas relacionados ao desempenho técnico do ser humano. Aspectos psicológicos foram responsáveis por 31% dos acidentes, enquanto questões ligadas ao ambiente operacional foram responsáveis por 9% dos casos.

No que diz respeito ao desempenho técnico do ser humano, fatores como julgamento de pilotagem, aplicação de comandos, planejamento de voo, supervisão gerencial, indisciplina de voo e manutenção da aeronave são apontados como principais causas.

Já os aspectos psicológicos englobam o processo decisório, atitude, capacitação e treinamento, percepção e processos organizacionais. Em relação ao ambiente operacional, condições meteorológicas adversas e a presença de aves são fatores de risco.

Entre os anos de 2013 e 2023, os acidentes com helicópteros representaram mais de 10% do total de acidentes aeronáuticos no Brasil. Foram registrados 191 acidentes com helicópteros nesse período, de um total de 1.756 acidentes aeronáuticos, sendo a maioria envolvendo aviões (1.272 casos).

A Força Aérea Brasileira define um acidente aeronáutico como aquele em que ocorre lesão grave ou morte de uma pessoa presente na aeronave (exceto quando as lesões são naturais, autoinfligidas ou causadas por terceiros); quando a aeronave sofre danos ou falhas estruturais que afetam sua resistência, desempenho ou características de voo; ou quando a aeronave é considerada desaparecida em local inacessível.

Receba as notícias do Aqui de graça no seu celular. Inscreva-se.