Notícias

Jovem que planejava ataques em Governador Valadares foi descoberto pelo Departamento de Segurança dos EUA

Jovem fazia parte de um grupo que planejava ataques em escolas por todo o Brasil.

Publicado

em

Foto: Reprodução

O adolescente de 14 anos, conduzido para a Delegacia na manhã desta quarta-feira (24) por planejar ataques em escolas de Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, foi descoberto após uma denúncia feita pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (Homeland Security). O Delegado Mardio Bento Costa, responsável pela operação, detalhou a investigação. “A Embaixada Americana encaminhou para a Polícia Civil a notícia que existiria um grupo de pessoas que estariam planejando ataques em escolas de Minas Gerais. Houve uma investigação inicial para identificar quem seria e descobrimos que seria o adolescente de 14 anos. Ele já estaria procurando armas de fogo para realizar o ataque”, disse. 

Segundo as investigações, o grupo tinha como inspiração o ataque ocorrido na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), em março de 2019, quando duas pessoas entraram armadas e atacaram a escola, matando sete pessoas. Os dois morreram após a ação. “A inspiração deles seria o que aconteceu em Suzano. Ele já estava preparando o crime, se faria uma gravação do ataque, onde conseguiria armas de fogo, facas, roupas. É um planejamento preparatório para o crime”, explicou.

A Polícia cumpriu o mandado de busca e apreensão na casa do jovem. Foram apreendidos também um caderno com anotações e o celular dele. O adolescente foi conduzido para a Delegacia e confessou que fazia parte desse grupo. “Em sua defesa, ele alegou que não levava tão a sério os fatos. Mas, os elementos que investigamos são de um planejamento real, algo muito sério”, diz o delegado. 

Os pais não sabiam sobre as ações do adolescente. Ele era o único investigado no estado e a polícia acredita que a situação já está sob controle. “Em Minas Gerais, o único fato era deste jovem. Em outros estados está sendo tratado pelas polícias locais. O próprio adolescente foi colaborativo e indicou outras pessoas que participam do esquema. A situação já está resolvida e o adolescente e os pais foram orientados”.

Dicas para os pais

O Delegado pede para que os pais acompanhem um pouco mais sobre o que está acontecendo o dia a dia do filho. No caso do jovem de Governador Valadares, os pais do jovem foram pegos de surpresa pela situação. “Apesar de não ser nossa área, sugerimos que os pais acompanhem mais os filhos. O menino já tinha alguns indicativos, já que seu comportamento escolar não estava muito bom. Os pais têm que ter certa cautela com a privacidade dos filhos, é sempre bom ter algum controle. A internet é um instrumento excelente mas também pode ser usada para o mal”, disse.

O jovem foi conduzido juntos aos responsáveis para a Delegacia de Homicídios de Governador Valadares, interrogado e liberado.

Receba as notícias do Aqui de graça no seu celular. Inscreva-se.