Colunistas

Grêmio é destaque positivo do Brasileiro 2023

mm

Publicado

em

Reprodução - Grêmio

O Campeonato Brasileiro de 2023 terminou tendo como um dos destaques a incrível campanha do Grêmio, que deixou a Série B em 2022 para ser vice-campeão da Série A nesta temporada. O Palmeiras confirmou o favoritismo que lhe era apontado antes de a disputa começar, assim como o também fizeram campanhas condizentes com as expectativas o Atlético e o Flamengo, terceiro e quarto colocados, respectivamente.

Qualquer um deles poderia ter sido campeão. A distância entre os palmeirenses e os gremistas foi de apenas dois pontos. Já para atleticanos e flamenguistas, de quatro pontos. Isso só mostra o quão disputada foi esta edição do Brasileiro.

Por outro lado, não quer dizer que tenha sido uma competição de alto nível. Justamente pela dificuldade, todos os times oscilaram, alternando grandes partidas com exibições ruins. Assim, o Palmeiras se deu melhor por ser mais regular, tendo passado quase todo o torneio dentro do G4.

Para isso, superou ausências importantes, como a do atacante Dudu. O jogador se contundiu durante a partida contra o Vasco, pela 21ª rodada, quando rompeu os ligamentos do joelho direito. Ou seja, os paulistas jogaram quase todo o segundo turno sem seu principal homem de frente. E ficaram com o título.

Isso foi possível pelo grande trabalho do técnico Abel Ferreira. No cargo desde outubro de 2020, ele conhece muito bem o grupo que tem em mãos e soube reinventar o time a cada percalço.

O mesmo vale para Renato Gaúcho no Grêmio. Com o menor orçamento entre os quatro clubes citados, o Tricolor Imortal contou com o conhecimento do treinador, além, claro, da qualidade de um jogador fora de série e que para mim foi o melhor do Brasileiro: Luis Suárez.

Não é coincidência que os dois primeiros colocados tenham trabalhos longos de seus comandantes. Ao contrário de Atlético e Flamengo, que tiveram de esperar a adaptação dos treinadores que chegaram com a disputa em curso, casos de Luiz Felipe Scolari e Tite.

O Botafogo vinha pelo mesmo caminho de Palmeiras e Grêmio, mas a saída de Luís Castro, após a 12ª rodada, e as escolhas erradas da diretoria para substituí-lo colocaram tudo a perder. O time da estrela solitária somava 10 vitórias e duas derrotas quando o português aceitou a proposta do Al-Nassr-SAU e continuou bem com Cláudio Caçapa, que comandou o time em três vitórias, inclusive um 2 a 0 sobre o Grêmio, em Porto Alegre.

Mas, com Bruno Lage, não manteve o desempenho. O compatriota de Luís Castro acabou demitido em 3 de outubro, após o empate com o Goiás. Foram 10 jogos no Brasileiro, com apenas três vitórias, além de quatro empates e quatro derrotas. Não houve melhora depois disso: nas 13 últimas rodadas, apenas duas vitórias, além de cinco derrotas e seis empates. O time que eu achei que seria campeão brasileiro com facilidade não ficou nem no G4, terminando em quinto lugar.

MUNDIAL DE CLUBES

Começa hoje, com Al-Ittihad-SAU x Auckland City, a edição 2023 do Mundial de Clubes, que terá o Fluminense representando a América do Sul. Pelo que equipes de outros continentes vêm investindo, não podemos considerar que uma final contra sul-americanos e europeus esteja garantida.

Que o Tricolor das Laranjeiras aprenda com seu co-irmão Flamengo, eliminado nas semifinais da edição 2022, disputada em fevereiro deste ano, pelo Al-Hilal-SAU. O time carioca vai encarar, na segunda-feira, o vencedor da partida entre o Al-Ahly-EGI e quem avançar do confronto de hoje. A Zebra está sempre pronta para aparecer no futebol.

Receba as notícias do Aqui de graça no seu celular. Inscreva-se.