Cidades

Cemitérios de BH terão funcionamento especial e regras dia 2, finados

Publicado

em

Foto: Amira Hissa/ PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte implementou uma operação especial para receber os cidadãos nos quatro cemitérios públicos municipais no Dia de Finados, que ocorre nesta quinta-feira, dia 2 de novembro. Essa ação foi planejada em colaboração com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) e recebe apoio da Guarda Civil Militar, BHTrans, Subsecretaria de Fiscalização, Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP/BH), Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção , bem como da Polícia Militar. O objetivo principal é garantir a segurança e o conforto de aproximadamente 100 mil pessoas esperadas nos quatro cemitérios municipais.

No Dia de Finados, os cemitérios públicos funcionarão das 7h às 17h30, com um aumento no número de funcionários disponíveis para auxiliar o público, principalmente no fornecido de informações sobre a regularização de pendências. No entanto, o atendimento administrativo para a abertura e/ou encaminhamento dos procedimentos ficará suspenso neste dia, oferecendo apenas orientações e esclarecimentos.

Para ajudar os visitantes a encontrarem os túmulos de seus entes queridos, a Fundação instalou faixas indicativas com os números das áreas nos cemitérios, juntamente com cartazes e mapas que serão distribuídos e afixados em estratégias locais. Os funcionários dos cemitérios também estarão à disposição para orientar os visitantes. Além disso, os visitantes podem utilizar o Sistema de Necrópoles do Município (SINEC), que pode ser acessado em dispositivos móveis por meio do endereço eletrônico https://sinec.pbh.gov.br/ .

Os munícipes podem fazer consultas em casa, antes de sua visita, ou diretamente nos cemitérios, usando seus próprios celulares. Para facilitar o acesso, cartazes com QR Codes que direcionam os usuários para o site também serão afixados nos locais. Ao acessar a plataforma, basta inserir o nome completo e corretamente grafado do falecido na barra de pesquisa. Isso permitirá descobrir a localização precisa da área e do túmulo.

A homenagem com flores é permitida, contanto que sejam flores naturais e não sejam colocadas em recipientes. Flores artificiais não são permitidas, uma vez que podem reter água e favorecer a reprodução de mosquitos transmissores de doenças nos cemitérios.

Receba as notícias do Aqui de graça no seu celular. Inscreva-se.