Cidades

Prefeitura de Belo Horizonte recolhe mais de 1.500 animais soltos nas ruas

Publicado

em

Foto: Divulgação/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte recolheu mais de 1.500 animais soltos nas ruas da capital em 2023. Deste total, 99 eram de médio e grande porte, como cavalos, bois e cabras. Os demais, 925 cães e 593 gatos.

As ações de recolhimento são realizadas de forma rotineira para evitar a transmissão de doenças para humanos e acidentes de trânsito. Além disso, os animais recolhidos recebem cuidados veterinários e são disponibilizados para adoção.

Os registros em canais oficiais possibilitam que os agentes da Guarda Municipal sejam acionados para a imediata atuação.

O CCZ recebe esses animais de médio e grande porte recolhidos, resguardando ao tutor, após a chegada ao equipamento, o direito de resgatá-los no prazo de até cinco dias úteis, depois de realizar o pagamento das taxas de apreensão e diária (R$ 78,16 pela captura e R$ 78,16 por dia de permanência). Passado esse período, os animais recebem a identificação eletrônica, com um microchip, e são encaminhados para Organizações da Sociedade Civil (OSC). 

Como parte dos cuidados ofertados, no caso de cavalos, a Secretaria Municipal de Saúde ainda executa ações de controle vetorial, por meio da aplicação de carrapaticida, como forma de prevenção à febre maculosa. 

Receba as notícias do Aqui de graça no seu celular. Inscreva-se.